Ícone do site Misto Brasil

Crescimento do PL nas prefeituras e o segundo turno

Eleições municipais Valparaíso de Goiás Misto Brasil

Eleitora é recepcionada pelos mesários nas eleições municipais de Valparaíso de Goiás/Arquivo/Bruno Peres/Agência Brasil

Nas 103 maiores cidades do País − o famoso “G-103” −, o Partido Liberal foi a sigla que mais elegeu representantes

Por Misto Brasil – DF

Dos 645 municípios de São Paulo, eleitores de 18 cidades vão voltar às urnas no segundo turno, em 27 de outubro. Além da capital, outras seis cidades estão na região metropolitana, nove no interior do estado e duas no litoral.

As cidades da região metropolitana de São Paulo são Guarulhos, São Bernardo, Diadema, Mauá, Barueri e Taboão da Serra.

No interior: São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Jundiaí, Piracicaba, Franca, Taubaté, Limeira e Sumaré. No litoral, os eleitores de Santos e do Guarujá vão votar novamente.

Conforme a legislação eleitoral, as cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno, desde que nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos – o que representa 50% dos votos válidos, mais um.

Nas 103 maiores cidades do País − o famoso “G-103” (grupo dos municípios em que existe a possibilidade de haver segundo turno) −, o Partido Liberal (PL) foi a sigla que mais elegeu representantes já em primeiro turno.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu garantir 10 prefeitos nas 50 cidades com mais de 200 mil eleitores que já definiram a chapa que comandará o Poder Executivo local pelos próximos 4 anos.

São três a mais do que União Brasil e Progressistas, legendas que ocupam a segunda posição, quatro a mais do que o PSD, de Gilberto Kassab (um dos destaques das eleições municipais de 2024), e nada menos do que o dobro do número conquistado pelo MDB.

O PL pode crescer ainda mais e abrir vantagem maior sobre os adversários nas maiores cidades brasileiras. Isso porque o partido tem candidatos em disputas de segundo turno em outras 23 localidades.

Em 12 delas, o partido larga na frente da disputa − inclusive as capitais Aracaju (SE), com Emília Correa (PL); Belo Horizonte, com Bruno Engler; Goiânia (GO), com Fred Rodrigues; Fortaleza (CE), André Fernandes; e Palmas (TO), com Janad Valcari. O que torna o PL também a sigla com mais chances de êxito nas grandes cidades em segundo turno.

Sair da versão mobile