Ícone do site Misto Brasil

Continuam sem energia elétrica 90 mil casas em São Paulo

Falta de energia São Paulo apagão Misto Brasil

Uma série de blecautes de energgia tem acontecido em São Paulo/Arquivo/Paulo Pinto/Agência Brasil

A situação é normalizada lentamente, à medida que os técnicos conseguem remover as centenas de árvores que caíram sobre a rede elétrica

Por Misto Brasil – DF

Nesta quarta-feira (16), mais de 90 mil casas continuam sem fornecimento de energia elétrica em São Paulo e na Região Metropolitana, no quinto dia de um apagão causado pelo forte temporal de vento ocorrido no fim da última semana.

Segundo o último balanço da Enel, responsável pelo serviço na região, “90.830 imóveis continuam sem eletricidade”.

O temporal, que aconteceu na última sexta-feira (11), com rajadas de vento de mais de 100 km/h, deixou inicialmente 1,6 milhão de pessoas sem luz.

A situação é normalizada lentamente, à medida que os técnicos conseguem remover as centenas de árvores que caíram sobre a rede elétrica.

O contrato com a companhia segue em vigor até 2028, enquanto cresce a pressão para que o governo estadual rompa o vínculo por “incompetência”. No ano passado, outro temporal chegou a deixar milhares de residências sem luz por semanas.

Somente a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) já contabilizou mais de R$ 150 milhões em prejuízos causados ao setor pela falta de energia elétrica. A entidade chegou a notificar a Enel para que restabeleça o fornecimento de forma urgente.

“Sabemos que a Enel não controla o vento e a chuva. Contudo, é fundamental que tenha um plano de contingência emergencial para solucionar os problemas num espaço de tempo razoável”, disse à Agência Brasil o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto.

Sair da versão mobile