A notícia foi publicada por um jornal turno que criticou os ataques militares israelenses no território sírio
Por Misto Brasil – DF
Israel, que está conduzindo operações militares em diversas áreas, visa criar uma zona tampão no Líbano e na Síria, escreveu o jornal turco Hurriyet na quarta-feira (16), citando suas próprias fontes.
Anteriormente, a Rússia condenou de forma decisiva o recente ataque israelense a Damasco, capital da Síria, e pede respeito à soberania territorial síria.
“Israel está fazendo tudo para transferir a guerra do Líbano para a Síria. Está atacando [as províncias de] Tartus, Hama, Homs, Aleppo, Daraa e até mesmo a capital, Damasco. Ele invadiu o território sírio com tanques e não vai achar isso suficiente”, escreveu a publicação.
Desde o final da Guerra dos Seis Dias de 1967, Israel ocupa as Colinas de Golã que faziam parte da Síria. Em 1981, o governo israelense anexou-as. Por sua vez, a ONU chamou esta ação de ilegal.
A Casa Branca alertou Israel que os Estados Unidos (EUA) poderão impor restrições ao envio de ajuda militar, se não houver uma melhora significativa na situação humanitária na Faixa de Gaza dentro de um prazo de 30 dias.