Ícone do site Misto Brasil

Hamas não acredita que a proposta de um cessar-fogo temporário

Gaza Rafah população Misto Brasil

Situação da regiào de Rafah, que está sob ataque israelense/Arquivo/Reprodução vídeo

Compartilhe:

Essas propostas não incluem nem a cessação completa da agressão, nem a retirada das forças de ocupação da Faixa de Gaza

Por Misto Brasil – DF

O movimento palestino Hamas não acredita que a proposta de um cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza — para trocar um número limitado de prisioneiros, recentemente expressa pelos mediadores — seja do interesse do povo palestino, disse uma fonte do movimento palestino à Sputnik nesta sexta-feira (1º).

“Nos últimos dias, a delegação do movimento ouviu certas ideias de mediadores egípcios e catarianos sobre um cessar-fogo temporário por vários dias, o aumento do número de caminhões com ajuda humanitária e uma troca parcial de prisioneiros durante esse período.

Essas propostas não incluem nem a cessação completa da agressão, nem a retirada das forças de ocupação de Gaza, nem o retorno dos refugiados”, disse a fonte.

Essas propostas não atendem às necessidades de estabilidade e segurança do povo palestino e também excluem a retomada das operações normais dos postos de controle de fronteira, principalmente a passagem de Rafah, acrescentou a fonte.

O Hamas quer “um cessar-fogo completo, abrangente e permanente, a retirada completa das tropas israelenses da Faixa de Gaza, o retorno de pessoas deslocadas e o levantamento do bloqueio israelense no enclave”, disse a fonte.

As necessidades vitais dos palestinos, como comida, moradia, suprimentos médicos e infraestrutura funcional são o pré-requisito para qualquer conversa séria sobre a libertação de reféns israelenses, acrescentou.

“O Hamas está aberto a ideias e negociações para atingir esses objetivos e implementar a Resolução 2735 do Conselho de Segurança da ONU”, diz o comunicado.

Sair da versão mobile