Equipamento adaptado é usado pelos soldados em missões contra os ucranianos e até destruiu um tanque fabricado nos EUA
Por Misto Brasil – DF
Engenheiros do Gabinete de Projetos de Engenharia Mecânica Especial da Rússia criaram um minidrone avançado de treinamento de combate denominado “Piranha”.
Produzido em massa, o veículo aéreo não tripulado (UAV) vem ajudando os militares russos na gierra contra a Ucrânia desde março de 2023.
O modelo é uma verdadeira “escola de voo” para futuros operadores de drones FPV, disse um porta-voz do gabinete à mídia russa, elogiando o design bastante simples do Piranha 5.
Segundo ele, ajudaria os operadores a estudar a estrutura e os principais componentes do drone para dominar seu reparo.
“Um militar pode levar três ou quatro desses drones em uma missão. Tudo o que você precisa é lançar o Piranha 5 já equipado para verificar uma floresta, uma trincheira ou uma rota de comunicação”, conforme divulgou a Agência Sputnik.
“Se o objeto desejado for encontrado, você pode destruí-lo; caso contrário, coloque o drone de volta no bolso e continue a executar as tarefas”.
Notavelmente, um drone Piranha foi usado pelas forças russas para destruir o primeiro tanque norte-americano M1 Abrams da Ucrânia na zona de operações especiais.