As contratações temporárias devem iniciar na segunda quinzena de novembro, de acordo com a maioria dos empresários (39,2%)
Por Misto Brasil – DF
A temporada natalina que começa neste final de semana com a chegada do Papai Noel em diversos shoppings da cidade promete para a geração de empregos no Distrito Federal.
Devem ser criados 3,7 mil oportunidades temporárias, embora a expectativa seja a menor se comparada com o ano passado. Em 2023, foram criadas 6,2 mil vagas.
As contratações natalinas devem iniciar na segunda quinzena de novembro, de acordo com a maioria dos empresários (39,2%). Muitas empresas já começaram a contratar e outros (24,43%) e outras (17,61%) devem abrir nos primeiros 15 dias de dezembro.
O levantamento foi apresentado hoje (05) pelo Instituto Fecomércio-DF, com a previsão de contratações esperado é de 3,2 funcionários por empresa.
Entre os setores com maior demanda, destacam-se os bares, restaurantes e lanchonetes, cabelereiros, papelarias e livrarias e suprimento de informática, com uma média de quatro trabalhadores temporários por estabelecimento.
O estudo revelou, ainda, que a maioria dos lojistas (93,8%) possui a intenção de efetivar funcionários temporários após o período festivo, destacando a oportunidade de ingresso e permanência no mercado de trabalho.
“Pode ter havido uma antecipação de contratação dessas vagas temporárias, ou os empresários estejam mais cautelosos com os rumos da economia. Vamos aguardar o resultado do pós-vendas e ver se a expectativa será novamente superada, como ocorreu em 2023″, analisou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.