Ícone do site Misto Brasil

Trump vence na Flórida e vencerá na Carolina do Sul

Donald Trump EUA Casa Branca Misto Brasília

Donald Trump foi presidente dos Estados Unidos/Arquivo/Reprodução/DW

Compartilhe:

A contagem de votos está aumentando à medida que as urnas fecham nos principais estados de disputa da Geórgia e Pensilvânia

Por Misto Brasil – DF

Donald Trump vence em seu estado natal, Flórida, enquanto ele e Kamala Harris conquistam vários estados dos EUA. A Flórida é um estado republicano agora.

A CBS, parceira de notícias da BBC nos EUA, projetou que Donald Trump vencerá na Carolina do Sul, outro resultado esperado com base no histórico de votação do estado.

Carolina do Sul, apelidada de estado Palmetto por sua árvore estadual, foi uma das 13 colônias britânicas originais na América do Norte. O estado fortemente vermelho vota quase exclusivamente no Partido Republicano – exceto em 1976, quando apoiou o sulista Jimmy Carter.

A contagem de votos está aumentando à medida que as urnas fecham nos principais estados de disputa da Geórgia e Pensilvânia.

A democracia e a economia são as principais questões para os eleitores, sugerem as primeiras sondagens à boca das urnas.

Os americanos também estão escolhendo membros do Congresso dos EUA , e alguns estados estão votando sobre os direitos ao aborto.

Vinte e quatro anos atrás, algumas centenas de votos no estado entregaram a presidência ao republicano George W Bush sobre o democrata Al Gore. Agora, com 73% dos votos contados, Donald Trump foi projetado para vencer o estado.

O que pode ser um pouco surpreendente — e preocupante para os democratas — é que Trump tem uma liderança estreita no Condado de Osceola, perto da cidade de Orlando, no centro da Flórida, com 85% de apurações. Joe Biden venceu este condado em 2020 por 14 pontos.

Mais de um terço da população de Osceola é porto-riquenha — um grupo de eleitores que a campanha de Harris esperava que apoiasse decisivamente a candidatura democrata depois que um comediante em um comício de Trump fez uma piada irônica sobre a ilha caribenha.

Na Flórida, esse não parece ser o caso.

Claro, nas eleições recentes, os republicanos da Flórida superaram os resultados nacionais. Em 2022, os candidatos conservadores venceram facilmente lá, mesmo com o partido tendo dificuldades em outros lugares.

E em 2018, ele elegeu um governador republicano e um senador dos EUA, apesar dos democratas dominarem nacionalmente.

Sair da versão mobile