Ícone do site Misto Brasil

Cadastramento de produtores de ovinos e caprinos é obrigatória

Cabras caprinocultura animais Misto Brasil

O cadastro das propriedades é importante para o controle sanitário/Arquivo/Sítio Capão

Compartilhe:

A nova medida reforça a segurança sanitária e visa atender ao crescimento do mercado de carne no Distrito Federal

Por Misto Brasil – DF

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) publicou a Portaria nº 326, que estabelece o Programa Distrital de Sanidade dos Caprinos e Ovinos (PDSCO).

A nova medida reforça a segurança sanitária e visa atender ao crescimento do mercado de carne e leite de caprinos e ovinos no DF.

O programa tem o objetivo de reforçar o controle sanitário de rebanhos com a regulamentação de ações de prevenção, monitoramento e combate a doenças que afetam essas espécies no DF.

O PDSCO prevê que todos os criadores de caprinos e ovinos no Distrito Federal devem cadastrar as propriedades junto à Seagri.

O cadastro é obrigatório, independentemente do tipo de criação, abrangendo desde criações voltadas ao consumo próprio até atividades comerciais.

A medida – que busca manter um controle mais rigoroso da saúde animal – facilita o acompanhamento e a intervenção em caso de surgimento de doenças.

O programa estabelece que a Seagri irá atuar com quatro frentes de vigilância: ativa, passiva, monitoramento em eventos pecuários e estudos epidemiológicos.

A vigilância ativa envolverá visitas de fiscais a propriedades para observar possíveis sinais clínicos de doenças.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, disse que o programa “estabelece parâmetros sanitários de monitoramento das principais doenças e o controle do rebanho por meio do cadastramento das propriedades com ovinos e caprinos”.

Sair da versão mobile