Misto Brasil

Líderes mundiais parabenizam Trump pela vitória nas eleições

Trump é ex-presidente dos Estados Unidos pelo partido Republicano/Arquivo

Compartilhe:

O ex-presidente precisa ainda de três delegados para se tornar o 47º presidente dos EUA, segundo projeções da agência AP

Por Misto Brasil – DF

Os líderes mundiais começaram a parabenizar o candidato republicano Donald Trump antes mesmo de a imprensa confirmar sua vitória.

O ex-presidente precisa ainda de três delegados para se tornar o 47º presidente dos EUA, segundo projeções da agência de notícias Associated Press, mas sua vitória já é tomada como certa.

O candidato presidencial republicano se autodenominou o 47º presidente dos EUA em seu discurso aos apoiadores após a publicação dos dados preliminares que projetam sua vitória na eleição contra a vice-presidente Kamala Harris.

“Quero agradecer ao povo americano pela extraordinária honra de ser eleito seu 47º e seu 45º presidente”, disse Trump na Flórida”.

Em seu discurso, Trump disse que os norte-americanos “têm um país que precisa de ajuda” e prometeu lutar por seus apoiadores todos os dias, observando que “a era de ouro da América” está chegando com sua vitória na eleição.

“Esta é uma vitória magnífica para o povo americano que nos permitirá fazer a América grande de novo”, disse Trump.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a vitória de Trump é “o maior retorno da história”. Para ele, essa eleição marca “um poderoso compromisso com a aliança entre Israel e os Estados Unidos”.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, também defendeu que este é o “maior retorno da história política dos EUA”. “Uma vitória muito necessária para o mundo!”, escreveu nas redes sociais.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também parabenizou Trump e disse que estava “pronto para trabalharmos juntos como fizemos durante quatro anos”, informou a Agência DW.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a União Europeia e os EUA “são mais do que apenas aliados”. “Estamos conectados por uma verdadeira parceria entre nossos povos, unindo 800 milhões de cidadãos”.

Ela defendeu que a UE vai trabalhar junto com Trump, “em uma parceria transatlântica que continue a trazer resultados para nossos cidadãos”.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, parabenizou o republicano e disse que aprecia o “compromisso do presidente Trump com a abordagem de ‘paz por meio da força’ nos assuntos globais”.

“Esse é exatamente o princípio que pode trazer a paz para a Ucrânia. Tenho esperança de que o colocaremos em ação juntos“, disse, lembrando de uma reunião que teve com Trump quando apresentou o “plano de vitória” ucraniano contra a Rússia.

Sair da versão mobile