Ícone do site Misto Brasil

Poluição voltou a ficar “mortal” na capital da Índia

Poluição D;eli Índia Misto Brasil

A poluição voltou a preocupar e ameaçar a vida dos indianos/Reprodução vídeo

Junto com a tristeza, há uma forte sensação de déjà vu – como se já tivéssemos visto isso muitas vezes nos últimos 15 anos

Por Misto Brasil – DF

O inverno chegou a Deli, capital da Índia, e com ele, uma sensação familiar de melancolia. O céu aqui está cinza e há um cobertor espesso e visível de poluição atmosférica, escrevei Vikas Pandey, da BBC News em Déli.

Se você ficar ao ar livre por mais de alguns minutos, você quase pode sentir o gosto de cinzas. Você vai ficar sem fôlego em minutos se tentar correr ou mesmo caminhar em um ritmo rápido na poluição. Assista o vídeo logo abaixo.

Os jornais voltaram a usar palavras como “tóxico”, “mortal” e “venenoso” em suas manchetes principais.

A maioria das escolas foi fechada e as pessoas foram aconselhadas a ficar em casa — embora aqueles cujo sustento depende do trabalho ao ar livre não possam se dar ao luxo de fazer isso.

A pontuação da qualidade do ar de Déli estava em algum lugar entre 1.200 e 1.500 na segunda e terça-feira, de acordo com diferentes agências de monitoramento. O limite aceitável é abaixo de 100.

Essas pontuações medem os níveis de material particulado – chamados PM 2,5 e PM10 – no ar. Essas partículas minúsculas podem entrar nos pulmões e causar uma série de doenças.

Nas redes sociais, as pessoas têm expressado choque, decepção e angústia pelo fato de tudo estar acontecendo de novo.

Junto com a tristeza, há uma forte sensação de déjà vu – como se já tivéssemos visto isso muitas vezes nos últimos 15 anos.

Sair da versão mobile