Ícone do site Misto Brasil

Multinacional alemã Bosch planeja cortar 5,5 mil empregos

Alemanha típica

Detalhe de prédios típicos em estilo germânico/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

Os cortes planejados foram um “tapa na cara”, dos trabalhadores, disse o chefe do conselho de funcionários da divisão automotiva

Por Misto Brasil – DF

A multinacional alemã de produtos eletrônicos Bosch planeja cortar 5,5 mil empregos, em meio à crise na indústria automobilística, afirmou uma porta-voz da empresa nesta sexta-feira (22).

A direção da Bosch, segundo a porta-voz, justificou a decisão ao mencionar uma “necessidade de ajustes” diante das dificuldades enfrentadas pelo setor automotivo. Mais de dois terços desse empregos, em torno de 3,8 mil, estão na Alemanha.

Leia – Ford vai demitir 4 mil funcionários na Europa

“Temos que adaptar nossas estruturas para um ambiente de mercado em transformação e reduzir custos de maneira sustentável para reforçar nossa competitividade”, afirmou em nota um dos diretores da empresa, Stephan Hoelzl.

Os cortes planejados foram um “tapa na cara”, dos trabalhadores, disse o chefe do conselho de funcionários da divisão automotiva da Bosch na Alemanha, Frank Sell. Ele prometeu resistir à medida.

Apesar do anúncio da direção, o número de demissões ainda vai depender de negociações com os representantes dos funcionários.

A Bosch já anunciara em dezembro de 2023 planos para cortar 1,5 mil empregos em sua divisão de peças para automóveis, devido às transformações que ocorrem na indústria automobilística da Alemanha como parte da transição para os veículos elétricos

Segundo o conselho de funcionários, serão afetadas as unidades da Bosch em Leonberg, Abstatt, Renningen e Schwieberdingen no estado de Baden-Württemberg, e em Hildesheim, na Baixa Saxônia.

Sair da versão mobile