Países nórdicos preparam cidadãos para uma guerra

Finlândia frio neve Misto Brasil
A Finlândia tem uma grande fronteira com a Rússia/Arquivo
Compartilhe:

Finlândia, Suécia e Noruega emitiram guias de preparação atualizados para seus cidadãos em formato digital e cópias físicas

Por Misto Brasil – DF

Os países nórdicos, na soleira da Rússia, já tomaram medidas notáveis para melhorar sua força militar, aumentando seus orçamentos de defesa e, no caso da Finlândia e da Suécia, entrando para a Otan.

Na guerra, as capacidades militares não são a única coisa que importa – a defesa civil e a preparação dos cidadãos comuns também entram na conta.

Finlândia, Suécia e Noruega emitiram guias de preparação atualizados para seus cidadãos. As diretrizes da Finlândia estão em formato digital, enquanto a Noruega e a Suécia estão enviando cópias físicas das instruções para todas as residências.

Os guias orientam sobre eventos climáticos extremos, pandemias e possíveis guerras. Entre os tópicos abordados, estão a recomendação de ter uma semana de suprimentos de água e alimentos, como agir em caso de evacuação e como lidar com falhas de energia.

Os títulos dos guias da Finlândia e da Noruega tratam de situações de emergência mais amplas – o da Finlândia é “Preparando-se para incidentes e crises”, e o da Noruega é “Como você pode fazer sua parte na preparação para emergências da Noruega”.

O título da Suécia, por outro lado, enfatiza a possibilidade de um conflito: “Em caso de crise ou guerra”. O guia afirma que, em tempos incertos, com conflitos armados virando a esquina, terrorismo, ataques cibernéticos e campanhas de desinformação estão sendo usados para minar e influenciar a Suécia.

“Para resistir a essas ameaças, precisamos nos manter unidos. Se a Suécia for atacada, todos devem fazer sua parte para defender a independência da Suécia – e nossa democracia”, diz a introdução de “In case of crisis or war” (Em caso de crise ou guerra).

Mikael Frisell, diretor-geral da Agência Sueca de Contingências Civis, explicou em um comunicado à imprensa que a situação da segurança nacional no país mudou drasticamente, e todos precisam fortalecer sua resistência a várias crises e, em última instância, à guerra.

A Suécia suspendeu o serviço militar obrigatório em 2010, mas o reativou em 2017. A Finlândia e a Noruega têm o alistamento militar obrigatório há décadas.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas