Se um investimento só me paga 1% de juros ao mês, um desconto de 5% já vale a pena pagar à vista
Por Misto Brasil – DF
Foi dada a largada para as promoções de fim de ano no varejo. Mesmo a Black Friday estando marcada para a última sexta-feira do mês, no dia 29, as liquidações já estão pipocando em todos os lugares.
Antes de mergulhar de cabeça nas compras e sair parcelando tudo, o consumidor deve ficar atento não apenas ao valor das parcelas, mas também aos juros, anotou a repórter Anna França.
Especialistas ouvidos pelo InfoMoney são unânimes em dizer que é preciso muito cuidado com parcelamento, especialmente com os mais longos, porque isso tem um custo e, quanto maior o prazo, maior os juros.
Segundo a planejadora financeira Mara Bernardes, é preciso saber quanto de juros eles estão cobrando. Se isso não for claro, veja se há descontos no pagamento à vista.
“Se um investimento só me paga 1% de juros ao mês, um desconto de 5% já vale a pena pagar à vista. Mas se a loja não reduz é preciso pesquisar em outros locais e ver as diferenças, porque nessa época do ano é preciso estar atento para não se complicar com parcelas que vão até o final do ano que vem”.
O consumidor precisa ficar atento também a parcelamentos mais longos, porque muitas lojas oferecem até 12 vezes sem juros e, quando o parcelamento é maior, acrescentam os juros.
“Claro que o parcelamento é uma ferramenta importante de crédito, especialmente em bens de maior valor. Mas, com o aumento dos juros nos últimos meses, já tem impactado as compras a prazo”, disse presidente da empresa, Raphael Dyxklay.