Ícone do site Misto Brasil

Rio Solimões se recupera da seca histórica deste ano

Rio Solimões seca medição Misto Brasil

Medição feita por técnicos na estação de Manacapuru, no Amazonas/SGB/Divulgação

Compartilhe:

Mas há um risco de que as chuvas ainda sejam muito poucas e se isso acontecer, haverá uma nova seca severa em 2025

Por Misto Brasil – DF

O rio Solimões, na Bacia do Rio Amazonas, está gradualmente se recuperando da seca histórica deste ano, de acordo com informações do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Em Manacapuru (AM), a cota está em 4,97 m e a vazão é de 43.000 m³ por segundo, conforme dados reunidos nesta semana por especialistas do SGB e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

De acordo com o pesquisador Andre Martinelli, gerente de Hidrologia da Superintendência Regional de Manaus, as análises mostram que, apesar dos níveis ainda estarem baixos, o Solimões está se recuperando conforme o esperado.

“O rio está respondendo bem às chuvas e de forma regular ao processo de enchente. Entretanto, como a cota mínima foi muito baixa, o que vemos hoje ainda é uma vazão e cota abaixo da faixa da normalidade, mas em recuperação que entendemos como regular”.

Em Manacapuru, foi registrada a mínima de 2,07 m – a cota mais baixa desde 1972. Na capital, Manaus, o rio Negro chegou a 12,11 m – a marca mais baixa dos últimos 122 anos.

A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, comentou que caso as precipitações fiquem abaixo da média neste período, “é provável que outra estiagem severa seja registrada em 2025 na bacia, sendo necessárias medidas para minimizar os impactos”.

Sair da versão mobile