Ícone do site Misto Brasil

Expansão de recargas de veículos elétricos é um desafio

Carro elétrico abastecimento Misto Brasília

Novas baterias podem ajudar os carros elétricos a ter maior autonomia/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

A previsão é que até 2040, o Brasil possa ter 745 mil postos de recarga. Atualmente, o país atingiu 10 mil pontos

Por Misto Brasil – DF

Em 2024, o país deve superar 150 mil veículos elétricos vendidos, um aumento de 106% em relação ao ano anterior.
A expansão da infraestrutura de recarga ainda é um desafio, o que pode dificultar a transição de muitas empresas para frotas totalmente eletrificadas.
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), informou que o Brasil já atingiu a marca de 10 mil pontos de recarga em 2023, mas será necessário aumentar significativamente essa rede até 2040, com uma projeção de até 745 mil postos de recarga.
A crescente demanda por veículos elétricos também terá um impacto direto no consumo de energia, que pode saltar de 185 GWh em 2023 para 26.500 GWh em 2040.
A instalação de pontos de recarga, além de um planejamento estratégico, exige uma combinação de soluções tecnológicas e adequação às especificidades de cada tipo de operação.
“A eletrificação de frotas requer não só o fornecimento de equipamentos, mas também um entendimento profundo das necessidades de cada empresa”.
Criar soluções personalizadas, seguras e eficientes é essencial nesse processo”, observa o CEO da Eletricus, Evandro Mendes.
“A eletrificação das frotas não é apenas uma tendência, é uma necessidade para o futuro das empresas que querem ser mais sustentáveis e competitivas no mercado”.
A Eletricus foi responsável pela criação da infraestrutura elétrica de pontos de recarga para os caminhões iEV1200T da Jac Motors. Além dessa parceria, a empresa atende a outros grandes clientes, como Decathlon, Ifood, GM e CPFL.
Sair da versão mobile