Ícone do site Misto Brasil

Câmara elege nova Mesa Diretora no primeiro dia de fevereiro

Plenário da Câmara votação Misto Brasil

Plenário da Câmara em votação da regulamentação da reforma tributária/Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães

Por Misto Brasil – DF

A exemplo do Senado Federal, a eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados será realizada no dia primeiro de fevereiro, um sábado.

Antes, havia a expectativa dessa eleição interna entre os 513 deputados acontecer na segunda-feira (03), depois da sessão solene de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional.

Leia – eleição na Mesa Diretora do Senado será no sábado

Os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) são, até agora, os dois deputados que se declararam oficialmente como candidatos à presidência da Câmara.

O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

O cronograma para formalização dos blocos parlamentares, para a escolha dos cargos da Mesa e o registro das candidaturas será divulgado nesta semana, segundo informou a Agência Câmara.

O candidato precisa de maioria dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno.

Os blocos parlamentares, cujo objetivo é aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa, são formados no dia 1º de fevereiro do primeiro ano da nova legislatura e valem para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos seguintes.

Para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos para composição dos cargos pelos partidos.

Sair da versão mobile