Misto Brasil

Bia Kicis e Michelle Bolsonaro concorrem ao Senado em 2026

Bia Kicis e Michelle Bolsonaro durante evento organizado pelo partido/Arquivo/Divulgação

A articulação nessa direção está bem adiantada, mas deve prejudicar as pretensões do governador Ibaneis Rocha (MDB) de disputar o Senado

Por Misto Brasil – DF

O Partido Liberal (PL) deverá lançar duas candidatas ao Senado Federal pelo Distrito Federal nas próximas eleições gerais. Além da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, vai concorrer a deputada federal Bia Kicis (PL-DF).

A articulação nessa direção está bem adiantada, mas deve prejudicar as pretensões do governador Ibaneis Rocha (MDB), que tem a intenção de concorrer a uma das duas vagas ao Senado.

Apesar da aparente desconstrução da atual base política em torno do governo distrital, o PL deverá manter o apoio à candidatura da vice-governadora Celina Leão (PP) ao Palácio do Buriti nas eleições de 2026.

No ano passado, Bia Kicis tinha a intenção de concorrer ao governo do Distrito Federal, caso Michelle Bolsonaro topasse concorrer ao Senado. A dobradinha, aparentemente, ficará mesmo para o Senado.

Em novembro do ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem “muita chance” de se eleger ao Senado pelo Distrito Federal em 2026 caso decida concorrer.

Na mesma declaração à imprensa, ele disse que há 3 “nomes fortes” para duas vagas.  Além de Michelle, Bolsonaro citou a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

A senadora Leila Barros (PDT-DF) também estuda disputar novamente o Senado. Em algumas alas do governo federal, houve uma movimentação no ano passado para lançar Leila ao governo.

Essa hipótese parece que esfriou diante de uma movimentação contrária do Partido dos Trabalhadores.

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), que foi mencionado para o Senado por conta das pesquisas eleitorais, vai disputar novamente a uma das oito vagas à Câmara dos Deputados.

A meta do parlamentar é ser o candidato mais votado para a Câmara. Nas eleições de 2022, Linhares foi o segundo mais votado com 165.358 votos (2,72% dos votos válidos). Ficou abaixo da deputada Bia Kicis, que obteve 214 mil votos.

Sair da versão mobile