A instabilidade do governo brasileiro e as crises econômicas levaram as pessoas a procurar melhores oportunidades no exterior
Por Misto Brasil – DF
Cresce ano após ano a quantidade de brasileiros que tentam a sorte fora das nossas fronteiras. De 2015 para 2023 — ano-base dos dados mais recentes do Ministério das Relações Exteriores —, o salto no número de imigrantes foi de 81,4%.
Em 2023, havia 4,9 milhões de brasileiros fora do país, o maior número desde 2001, quando os dados oficiais começaram a ser contabilizados, escreveu Martina Colafemina, do Conjur.
Em 2015, esse contingente era de 2,7 milhões de pessoas.
Os dez destinos mais buscados são Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido, Japão, Alemanha, Espanha, Itália, Canadá e Argentina. De acordo com os números mais recentes, os EUA abrigam 42,5% desses imigrantes (2,08 milhões de pessoas).
A instabilidade do governo brasileiro e as crises econômicas levaram as pessoas a procurar melhores oportunidades no exterior, de acordo com a advogada Gabriela Lima, sócia da área trabalhista e de imigração do escritório Tozzini Freire.
“Os brasileiros buscam mais segurança e qualidade de vida. Alguns países oferecem educação e saúde sem custo ou com melhor acesso. A globalização e o trabalho remoto também contribuíram para esse fenômeno”.
