Ícone do site Misto Brasil

Enquete indicou que 60% são contra o projeto da anistia

Invasão 8 de janeiro Câmara Misto Brasil

Invasores querem vidros do anexo da Câmara dos Deputados/Arquivo

A consulta foi realizada por três dias e se refere ao pensamento das pessoas que acessaram o Misto Brasil na semana passada

Por Misto Brasil – DF

O resultado da enquete realizada pela Misto Brasil, na semana passada, indicou que 60% das pessoas que responderam a consulta são contra a aprovação do projeto de anistia.

O resultado se aproxima da plataforma e-Cidadania, que chegou a conclusão que a maioria era contrária à anistia às pessoas que invadiram os prédios da República no dia 8 de janeiro de 2023.

Os percentuais também se aproximam da pesquisa realizada pelo PoderData e divulgada em março. Mostrou que 51% dos brasileiros são contra anistiar os presos. E 37% são a favor da medida, enquanto 12% não sabem.

Na enquete do site, 30% dos votantes se mostraram a favor da proposta que tramita na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Outros 10% se declararam parcialmente a favor.

Nenhum voto foi registrado nas opções “não sei” ou “não quero opinar” na pergunta “o Congresso Nacional deve aprovar o projeto da anistia para os invasores do Congresso?” A enquete ficou no ar entre os dias 16 e 18 de abril.

A anistia aos golpistas está prevista no Projeto de Lei (PL) 2858/2022, de autoria do ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO).

No Senado, a proposta está contida no PL 5064/2023, de autoria do senador e ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

O presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), deve se reunir com bolsonaristas favoráveis à proposta para discuti-la e pretende instituir uma comissão especial para analisá-la.

Sair da versão mobile