Ícone do site Misto Brasil

China proibiu a importação de carne de frango do Brasil

Produção de frango avicultura DF Misto Brasil

A produção de frango do Distrito Federal também é bastante expressiva/Arquivo/Divulgação

A decisão que valerá por 60 dias e aconteceu depois da confirmação de um foco numa granja no município de Montenegro

Por Misto Brasil – DF

O Brasil, maior exportador de carne de frango do mundo, confirmou nesta sexta-feira a primeira detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em granja comercial, levantando a possibilidade de restrições por parte de parceiros comerciais.

A detecção ocorreu no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, disse o Ministério da Agricultura em comunicado.

A China proibiu a importação de carne de frango do Brasil após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial, informou a CNN Brasil nesta sexta-feira, citando o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

A suspensão vai acontecer por dois meses, confirmou o governo.

O foco foi identificado num granja comercial, informou o Ministério da Agricultura em nota oficial divulgada nesta sexta-feira, 16.

O caso foi confirmado ontem em um matrizeiro (granja de produção de ovos férteis) de aves comerciais em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, segundo a pasta.

“Esse é o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa”, disse a pasta.

As exportações brasileiras de carne de frango somaram US$ 10 bilhões em 2024, respondendo por cerca de 35% do comércio global, com grande parte das vendas realizadas por BRF e JBS , que exportam para cerca de 150 países.

“Todas as medidas necessárias para o contingenciamento da situação foram rapidamente adotadas, e a situação está sob controle e monitoramento dos órgãos governamentais”, disse a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em um comunicado.

O ministério disse que está tomando as medidas necessárias para conter e erradicar o foco, além de realizar a comunicação oficial à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos parceiros comerciais do Brasil e outros.

Sair da versão mobile