O resultado do levantamento considerado histórico acontece por conta de novas técnicas de fiscalização aliado à tecnologia
Por Misto Brasil – DF
De acordo com o Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2024), elaborado pela iniciativa MapBiomas, a área desmatada no Distrito Federal despencou.
De aproximadamente 638 hectares em 2023 para 31 hectares em 2024. A redução de 95,1% representa a maior queda proporcional entre todas as unidades da Federação, informou a assessoria da Secretaria Meio Ambiente.
Esse resultado expressivo é reflexo direto da implementação e fortalecimento do Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA).
A ferramenta integra, em tempo quase real, alertas de desmatamento, focos de calor e imagens de satélite, permitindo que órgãos ambientais, forças de segurança e a Defesa Civil atuem de forma coordenada.
A estrutura tecnológica do SISDIA conecta 14 órgãos do Governo do Distrito Federal e registra mais de 6 mil acessos mensais.
O módulo cruza informações como limites de unidades de conservação, cadastros rurais, cicatrizes de queimadas e imagens de alta resolução do programa Brasil MAIS Imagens.
Outro avanço importante foi a integração automática dos laudos validados do MapBiomas Alerta à base de dados do SISDIA.
Permite que as equipes de fiscalização tenham acesso imediato a informações qualificadas sobre cada alerta de desmatamento, com painéis analíticos que ajudam a priorizar as vistorias e a emitir autos de infração no mesmo dia em que o alerta é publicado, reduzindo drasticamente o tempo de resposta do Estado.
