No acumulado do primeiro semestre de 2025, o volume de vendas do varejo apresentou queda de 0,5% em relação ao segundo semestre de 2024
Por Misto Brasil – DF
Houve uma retração de 4,2% nas vendas do comércio no mês de junho, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 4,6%.
No acumulado do primeiro semestre de 2025, o volume de vendas do varejo apresentou queda de 0,5% em relação ao segundo semestre de 2024.
Os setores sensíveis à renda e os sensíveis ao crédito registraram desempenho negativo em junho, com quedas mensais de 3,7% e 3,9%, respectivamente. Na comparação anual, as retrações foram de 3,4% nos setores ligados à renda e de 5% nos mais dependentes de crédito.
O índice de setores sensíveis à renda são Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo e Artigos Farmacêuticos.
No acumulado do primeiro semestre de 2025, em relação ao segundo semestre de 2024, as quedas foram de 0,2% e 0,3%, respectivamente.
O índice de setores sensíveis ao crédito inclui segmentos de maior valor agregado e consumo esporádico, como Móveis e Eletrodomésticos, Tecidos, Vestuário e Calçados, Veículos e Informática.
No acumulado do primeiro semestre de 2025, em relação ao segundo semestre de 2024, as quedas foram de 0,2% e 0,3%, respectivamente.
“Os dados de junho reforçam a leitura de que a economia brasileira está passando por um momento de perda de fôlego. Apesar da taxa de desemprego continuar em queda e da criação de empregos formais, os números já apontam para uma possível desaceleração no ritmo do mercado de trabalho”, analisa economista e cientista de dados da Stone, Guilherme Freitas.
