Segundo o governo israelense, sua campanha militar é “moderada e responsável” e pretende proteger a minoria drusa instalada na província de Sweida
Por Misto Brasil – DF
Israel lançou uma série de ataques aéreos contra instalações governamentais de Damasco nesta quarta-feira (16) no terceiro dia de investidas na Síria. O bombardeio destruiu parte do Ministério da Defesa sírio e atingiu áreas próximas ao palácio presidencial.
Segundo o governo israelense, sua campanha militar é “moderada e responsável” e pretende proteger a minoria drusa instalada na província de Sweida, localizada no sul da Síria. Israel demanda a retirada de forças sírias da região.
No local, milícias drusas entraram em conflito com beduínos sunitas e forças do governo sírio, em uma escalada que levou a uma desordem generalizada e resultou na morte de centenas de pessoas.
A disputa marca um aumento das tensões entre Israel e o governo interino sírio liderado por Ahmed al-Sharaa, apesar da recente tentativa de estreitamento de laços da Síria com os EUA.
Sharaa prometeu repetidamente proteger as minorias do país, mas enfrenta a desconfiança de grupos que temem um governo islamista. O sentimento foi agravado pelos massacres em massa de membros da minoria alauíta em março.
