Ícone do site Misto Brasil

Nova pesquisa aponta que aprovação do governo subiu

Lula da Silva entrevista Palácio do Planalto Misto Brasil

Lula da Silva durante entrevista no Palácio do Planalto/Arquivo/Reprodução vídeo

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (16), foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas em 120 municípios

Por Misto Brasil – DF

A primeira pesquisa Genial/Quaest após o anúncio de sobretaxas dos EUA às importações brasileiras aponta uma oscilação favorável na avaliação do presidente Lula da Silva (PT). A reprovação ao governo caiu de 43% para 40%.

A aprovação subiu de 26% para 28%. Outros 28% consideram a gestão regular e 4% não souberam responder, informo o InfoMoney.

Leia: política externa do governo é aprovada por 60.2%

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (16), foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa anterior havia sido feita entre 29 de maio e 1º de junho, logo após o escândalo do INSS.

O  cenário confirma a avaliação de analistas, que já esperavam que a medida de Trump desse munição para o governo Lula, o que poderia resultar em melhora da popularidade.

Na avaliação geral do governo, 53% dos entrevistados afirmaram desaprovar a administração de Lula, ante 57% em maio. A aprovação passou de 40% para 43%.

A desaprovação é mais alta entre homens (58%), pessoas com ensino médio completo (62%), evangélicos (69%) e eleitores bolsonaristas (94%).

A percepção da economia também registrou melhora. Para 21% dos entrevistados, a situação econômica do país melhorou nos últimos 12 meses — aumento de três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Já 46% disseram que a economia piorou, queda de dois pontos.

Sair da versão mobile