Ícone do site Misto Brasil

Safra de morango deve superar a produção do ano passado

Morango agricultor

A atividade é o sustento de mais de 200 famílias em Brazlândia/Arquivo/Divulgação

As espécies mais cultivadas no Distrito Federal são Camarosa, San Andreas, Portola, Festival, Camino Real, Sabrina e Alpina 10

Por Misto Brasil – DF

A expectativa é de uma safra igual ou maior que a de 2024, quando a produção no Distrito Federal chegou a 6.616 toneladas de morango. Desse total, 5.174,62 toneladas foram produzidas na região administrativa de Brazlândia.

Embora já estejam ocorrendo colheitas, o ponto alto da safra é entre agosto e setembro. O período ainda pode se estender até dezembro em algumas áreas mais frias.

As espécies mais cultivadas no Distrito Federal são Camarosa, San Andreas, Portola, Festival, Camino Real, Sabrina e Alpina 10.

Segundo o agrônomo Claudinei Machado, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), o clima mais favorável previsto para este ano deve ajudar a manter a produtividade. “Estamos esperando uma produção tão boa quanto no ano passado”, afirma.

O especialista explica que a Emater ajuda os produtores desde a implantação da cultura até a comercialização que movimenta cerca de R$ 220 milhões por ano.

“Indicamos quais são as variedades de muda que o produtor deve plantar de acordo com as características de propriedade. Depois, auxiliamos na nutrição das plantas. Orientamos que seja mantido o equilíbrio entre os nutrientes para que a produção seja mais equilibrada e saudável”.

Há 35 anos em Brazlândia, o produtor rural Marcos Almeida cultiva morangos há 10 anos. Ele conta que decidiu investir no cultivo pela boa produtividade sem a necessidade de grandes áreas de plantio.

“A gente usa mão de obra familiar e colhe muito numa área pequena”, explica. “Neste ano, mudei de variedade com a expectativa de colher um pouco mais. Mais ou menos um uma caixa, uma caixa e meia por planta”.

A tradicional Festa do Morango de Brazlândia chega à 29ª edição neste ano.

Previsto para o início de setembro, o evento movimenta a cadeia produtiva e o turismo rural no Distrito Federal com exposição de produtos agrícolas, venda de morangos e derivados, praça de alimentação com comidas típicas e oriental, shows musicais e parque de diversões.

Sair da versão mobile