A informação foi divulgada pelo IgesDF e os trabalhos devem começam neste mês. Estão previstas 16 salas operatórias, segundo o instituto
Por Misto Brasil – DF
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) inicia, neste mês, as obras do novo centro cirúrgico do Hospital de Base (HBDF). A nova estrutura será implantada no antigo bloco de ligação, atualmente desativado e anteriormente utilizado como área de depósito.
Serão 16 salas operatórias ー sendo duas com tecnologia de alta performance.
Além disso, haverá uma sala de recuperação pós-anestésica (RPA) com 18 leitos e áreas de apoio para equipes de saúde e logística hospitalar, informou a Agência Brasília.
Com investimento de R$ 13,5 milhões e prazo de execução de até nove meses, o novo centro cirúrgico é uma aposta estratégica para ampliar a capacidade de atendimento e a resolutividade da unidade.
“Faremos uma renovação completa da infraestrutura predial, visando a proporcionar ambientes cirúrgicos mais atualizados. Tudo para atender às exigências técnicas e tecnológicas de um centro cirúrgico de alta complexidade”, explica o vice-presidente do IgesDF, Rubens de Oliveira Pimentel Jr.
Durante a execução da obra, o centro cirúrgico atual seguirá funcionando normalmente, garantindo a continuidade dos atendimentos. Em julho de 2025, o Hospital de Base bateu o recorde de cirurgias, com 1.326 procedimentos.
As cirurgias abrangem várias especialidades, como oncologia, ortopedia, neurologia, cardiovascular e transplantes, entre outras.
Em 2024, foram contabilizados 17.337 procedimentos, e de janeiro a junho deste ano, já são 10.574 cirurgias realizadas.
