Os ataques rápidos acontecem dias antes do encontro previsto entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos EUA, Donald Trump
Por Misto Brasil – DF
Forças russas obtiveram um avanço repentino no leste da Ucrânia, rompendo a linha de frente e ganhando território sobre um importante corredor na região de Donetsk.
Os ataques rápidos acontecem dias antes do encontro previsto entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo americano, Donald Trump, que deve ocorrer na sexta-feira no Alasca.
O movimento é visto como uma tentativa de aumentar a pressão para ganhar vantagem em negociações e forçar Kiev a ceder território, possibilidade rechaçada pelo presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.
O mapa da guerra atualizado pela plataforma ucraniana DeepState mostrou nesta terça-feira (12/08) que as forças russas avançaram pelo menos 10 quilômetros ao norte em dois eixos nos últimos dias.
A manobra é uma das mais intensas do último ano de conflito. Segundo o DeepState, os russos avançaram sobre um trecho próximo às cidades ucranianas de Kostiantynivka e Pokrovsk.
O corredor ocupado, agora sob controle russo, também ameaça a cidade de Dobropillia, um centro minerador que está sendo abandonado por civis e que vem sofrendo ataques de drones russos.
Moscou tenta isolar ainda mais as últimas grandes áreas urbanas controladas pela Ucrânia como forma de conquistar Donetsk integralmente. A região é central no conflito desde setembro de 2022, quando a Rússia anunciou sua anexação.
“A situação está bastante caótica, pois o inimigo, tendo encontrado brechas na defesa, está se infiltrando mais fundo, tentando se consolidar rapidamente e acumular forças para prosseguir com o avanço”, disse o DeepState em seu canal no Telegram.
