Agora vai depender de uma análise e se o pedido for acatado, as acusações serão avaliadas no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
Por Misto Brasil – DF
O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) continua afastado dos trabalhos da Câmara Legislativa até o final do mês. Ele apresentou atestado médico depois das denúncias contra ele.
Na quarta-feira (13), foi protocolado pelo Instituto de Fiscalização e Controle e pelo Observatório Social de Brasília um pedido de cassação do mandato do parlamentar.
Esse pedido será ainda analisado e se tiver procedência, poderá chegar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, dependendo do despacho do presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz.
A acusação é de quebra de decoro parlamentar em dois casos. O primeiro teria acontecido em junho de 2023, quando uma garota de programa disse que foi agredida pelo parlamentar.
O outro caso relatado foi em junto de 2025, quando Daniel Donizet foi abordado por uma equipe da Polícia Militar. Ele estava em estado de embriaguez e tentou se livrar do flagrante e se recusou a soprare o bafômetro.
“Nós queremos que a Câmara dê essa resposta para a sociedade nessa investigação, se ela procede ou não procede. […] Nós iremos pessoalmente à Câmara Legislativa, cobrar dos responsáveis, do corregedor ou do próprio Conselho de Ética as providências”, disse a presidente do Instituto Fiscalização e Controle, Jovita Rosa.
O parlamentar distribuiu uma nota em que afirma não ser réu em nenhum dos dois casos. Também disse que “as alegações carecem de comprovação”.
As denúncias também estão sendo apurada no âmbito do seu partido, que poderá pedir o seu desligamento.ída. Parentes planejam museu.
