Francisco Ferreira Alexandre prometeu priorizar a atração de investimentos estratégicos, as políticas de desenvolvimento regional
Por Misto Brasil – DF
A portaria de nomeação de Francisco Ferreira Alexandre para o cargo de superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) foi publicada, nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial da União.
Natural de Bom Conselho (PE), o novo gestor máximo da autarquia promete fazer “um mandato de continuidade e atuar em defesa dos interesses do Nordeste e de Pernambuco”, conforme divulgou a assessoria da instituição.
Leia: divergências políticas regionais provocam mudanças na Sudene
Ele afirma que vai priorizar a atração de investimentos estratégicos, as políticas de desenvolvimento regional e as obras estruturais, como a Transnordestina. A data da posse ainda será marcada.
Francisco é formado em Engenharia e Direito, com especializações pela Harvard, INSEAD, LSE, PUC-SP e PUC-RJ.
Ele é membro titular do Conselho Fiscal da Tupy S.A. desde 2023 e integra o Comitê de Pessoas e Governança da Invepar desde 2021. Servidor de carreira do Banco do Brasil por 35 anos, ele acumulou vasta experiência em finanças, investimentos e governança.
A Sudene é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal. Sediada em Recife (PE), é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
