Os Estados Unidos são mais identificados do que a China quando se trata de influência nas relações políticas com outros países
Por Misto Brasil – DF
A metade dos brasileiros consideram que o governo dos Estados Unidos é mais autoritário que o regime chines. Pelo menos é esta a opinião numa pesquisa divulgada hoje (08) pela Nexus.
No levantamento 38% disseram que o governo da China é autoritário e 12% não apresentaram respostas.
Contribuem para esta interpretação aos Estados Unidos as pessoas de 16 a 24 anos (54%), do Sudeste (53%), com renda de um salário mínimo (53%) e com ensino médio (52%).
Os Estados Unidos são mais identificados do que a China quando se trata de influência nas relações políticas com outros países do mundo.
42% dos brasileiros encaram os Estados Unidos como os mais prejudiciais, mesmo percentual dos que avaliam ser a China. Outros 16% não souberam ou não responderam.
Os dados captaram que 70% dos brasileiros avaliam que os Estados Unidos são mais influentes nas relações exteriores, enquanto 20% interpretam que são os chineses. Outros 11% não souberam ou não responderam.
Aqueles que enxergam a China como mais autoritária do que os EUA frente a outros países são os que possuem renda superior a cinco salários mínimos (46%), com ensino superior (44%), homens (42%), entre 41 e 59 anos (42%) e do Norte e Centro-Oeste (40%).
Os dados da mesma pesquisa mostram também que, para 60% dos entrevistados, o regime político dos Estados Unidos é mais democrático que o da China. Outros 25% avaliam os chineses como mais democráticos e 15% não souberam ou não responderam a esta indagação.
Os índices a favor da democracia norte-americana são amplificados entre pessoas com ensino superior (68%), do Sudeste (64%) e com renda acima de cinco salários mínimos (64%).
Os chineses têm menor impopularidade no Norte e Centro-Oeste e na faixa etária de 16 a 24 anos, onde 31% e 30% dos entrevistados, respectivamente, avaliam aquele país como mais democrático que os Estados Unidos.
A Nexus entrevistou 2.005 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nos 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 15 a 19 de agosto. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
“Embora mais brasileiros vejam os EUA como mais democráticos que a China, a atual gestão de Donald Trump leva mais gente a considerar o atual regime norte-americano como mais autoritário que o regime chinês”, comentou o CEO da plataforma, Marcelo Tokarski.
