País solicitou formalmente uma consulta urgente de países aliados da Otan, invocando o Artigo 4° da Organização do Tratado do Atlântico Norte
Por Misto Brasil – DF
Após acusar a Rússia de invadir o espaço aéreo polonês com uma incursão de dezenas de drones, o primeiro-ministro do país, Donald Tusk, afirmou nesta quarta-feira (10) que o risco de um conflito militar aberto na Europa está “mais próximo que em qualquer outro momento desde a Segunda Guerra Mundial”.
“Não tenho motivos para afirmar que estamos à beira da guerra, mas uma linha foi cruzada, e é incomparavelmente mais perigoso do que antes”, disse o premiê polonês. “Essa situação nos deixa mais perto do conflito aberto desde a Segunda Guerra Mundial.”
Leia: alerta máximo na Polônia após invasão de espaço aéreo
Após o incidente, a Polônia solicitou formalmente uma consulta urgente de países aliados da Otan, invocando o Artigo 4° da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), numa decisão conjunta de Tusk e o presidente polonês, Karol Nawrocki.
Tusk ainda apontou, em discurso no Parlamento que, durante a madrugada, foram registradas até 19 incursões no espaço aéreo polonês, e destacou que, pela primeira vez desde o começo da guerra russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, os drones vieram de Belarus, país aliado do regime de Vladimir Putin.
Tusk também disse que foram detectados drones durante “toda a noite, desde aproximadamente às 23h30 (18h30, horário de Brasília) de terça-feira até às 6h30 (1h30, horário de Brasília) de hoje”.
A Polônia enviou dois caças F-35, dois F-16 e helicópteros MI-24, MI-17 e Black Hawk para interceptar os drones. Aviões militares da Holanda e da Itália, além de baterias antiaéreas da Alemanha, também colaboraram na operação em coordenação com o Comando Aéreo da Otan.
Não foram relatadas vítimas nem feridos, mas uma casa ficou danificada e também foram relatados danos em um carro estacionado, segundo o governo polonês
As autoridades polonesas continuam procurando mais restos de drones derrubados, com um apelo à população para que informe de qualquer objeto estranho que encontrem.
