Ícone do site Misto Brasil

Corregedoria decide pela suspensão três deputados do motim

Deputado Marcvos Pollon Câmara dos Deputados

Deputado Marcos Pollon pode ter o mandato suspenso por 90 dias/Arquivo/Agência Câmara

O parecer do corregedor é opinativo e já foi encaminhado à Mesa Diretora, com sugestão de análise pelo Conselho de Ética

Por Misto Brasil – DF

A Corregedoria da Cãmara dos Deputados confirmou em nota divulgada há pouco, que solicitou o afastamento de três deputados envolvidos no motim, que impediu que o deputado Hugo Motta (Republicanos) pudesse presidir os trabalhos de votação.

Veja a nota na íntegra logo abaixo.

Leia: dez deputados estão no Conselho de Ética

Leia: motim da oposição acaba após dois dias

Na lista estão, entre outros, os deputados Marcel van Hatten (Novo-RS). A maior punição caberá ao deputado Marcos Pollon, que poderá ter o mandato suspenso por 90 dias.

De acordo com a nota que é ratificada pelo corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA), foi cumprido o “compromisso de instruir os processos antes do prazo regimental de 45 dias úteis”.

A indicação da Corregedoria vai para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que dará uma solução preliminar. Depois disso, caberá ao plenário da Câmara se manifestar.

A nota divulgada pela Corregedoria

A Corregedoria da Câmara dos Deputados informa que concluiu a análise das representações sobre os parlamentares envolvidos na ocupação do Plenário.

O trabalho dos técnicos e do corregedor foi realizado de forma intensiva com análise de documentos, das imagens e das defesas dos representados para cumprir o compromisso de instruir os processos antes do prazo regimental de 45 dias úteis.

O parecer do corregedor é opinativo e já foi encaminhado à Mesa Diretora, com sugestão de análise pelo Conselho de Ética da conduta de três deputados cujos comportamentos foram considerados mais graves e censura escrita para todos envolvidos na ocupação do Plenário:

– Recomendação de processo para suspensão do mandato por 90 dias para o deputado Marcos Pollon, cuja conduta se estendeu a declarações difamatórias contra a presidência da Câmara. Também foi encaminhada recomendação de suspensão por 30 dias para este deputado pela obstrução à cadeira da Presidência da Câmara.

– Recomendação de processo para suspensão do mandato por 30 dias para os deputados Marcel Van Hattem e Zé trovão por obstruírem a cadeira da Presidência da Câmara.

Censura escrita para todos os deputados envolvidos nas representações: Marcos Pollon, Marcel Van Hattem, Zé Trovão, Allan Garcês, Bia Kicis, Carlos Jordy, Caroline de Toni, Domingos Sávio, Julia Zanatta, Nikolas Ferreira, Paulo Bilynskyj, Pr. Marco Feliciano, Sóstenes Cavalcante, e Zucco.

“O papel da Corregedoria é institucional. Atuamos com imparcialidade, analisamos cada conduta de forma individual e cumprimos o nosso compromisso de agilidade, entregando nosso relatório passados 22 dias úteis da representação, ou seja, metade do prazo. Agora, cabe à Mesa decidir sobre as recomendações apresentadas”, destacou o corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA).

A censura escrita poderá ser aplicada pela Mesa Diretora. As demais representações dependem de análise pelo Conselho de Ética e pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Sair da versão mobile