É o segundo mês consecutivo de alta, uma vez que, em julho, o volume de pessoas em lojas foi 0,2% maior que no mesmo mês do ano anterior
Por Misto Brasil – DF
O varejo apresentou crescimento de 0,3% no movimento de visitantes em agosto em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O resultado foi impulsionado pelo desempenho do Dia dos Pais, que este ano registrou incremento de 3,5% no período de 4 a 10 de agosto de 2025 comparado à mesma semana de 2024.
É o segundo mês consecutivo de alta, uma vez que, em julho, o volume de pessoas em lojas foi 0,2% maior que no mesmo mês do ano anterior.
Entre os segmentos, destaque para Artigos Esportivos, com alta de 6,2%. Tradicionalmente, o setor é um dos mais procurados no Dia dos Pais.
Na sequência, aparece a categoria que reúne Perfumaria, Maquiagem e Cosméticos, com crescimento de 5,9%. Calçados & Acessórios e Departamento & Casa registraram crescimento de 2,3% e 0,3%, respectivamente.
Na contramão, o setor de Moda e Acessórios sofreu uma expressiva retração de −32,1%, justificado, na verdade, por uma base excepcionalmente elevada registrada no mesmo mês em 2024 versus 2023. Telefonia & Acessórios registrou queda de -11,6% e Farmácias, -0,1%.
Nordeste e Norte ditaram o ritmo de crescimento em agosto, de acordo com o IICV Seed. Essas regiões registraram altas de 8,4% e 2,0%, respectivamente. O desempenho, especialmente na região nordestina, foi reflexo de estratégias assertivas para atrair consumidores.
O Sudeste, que manteve sua trajetória positiva com crescimento de 0,5%. Na outra ponta, o Centro-Oeste devolveu parte da expansão de julho (−1,2%), enquanto o Sul registrou retração de −7,0%, repetindo o padrão do mês anterior.
À primeira vista, o resultado pode parecer negativo, mas trata-se, sobretudo, de um efeito estatístico: em agosto de 2024, o Sul havia crescido de forma atípica (12,5% sobre 2023). Portanto, mais do que sinalizar enfraquecimento, os números de 2025 refletem apenas uma base comparativa elevada.
Os dados fazem parte do IICV Seed (Índice de Intenção de Compra no Varejo), levantamento mensal produzido pela Seed Digital. O Índice cruza informações baseadas em 58 milhões de visitantes/mês em milhares de lojas por todo o Brasil.
