Os novos valores começaram a vigor hoje, porque não foi constituído um consórcio entre os governos federal, de Goiás e do Distrito Federal
Por Misto Brasil – DF
Os usuários do transporte público do Entorno do Distrito Federal acordaram nesta terça-feira (23) com uma desagradável surpresa. As passagens de ônibus entre as cidades da região e o Distrito Federal subiram 2,919%.
O reajuste tinha sido previsto para fevereiro, mas foi adiado até que fosse criado um consórcio envolvendo as secretarias de trabnsportes de Goiás, do Distrito Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Ciomo nada aconteceu, o aumento entrou em vigor nesta terça-feira. Em nota, a ANTT justifica:
“…apesar de todos os esforços empreendidos pela Agência ao longo de sete meses, com diálogo contínuo, reuniões semanais e orientações técnicas para apoiar a constituição do consórcio interfederativo, ainda não foi entregue a versão final e assinada, com isso, não foi possível a aprovação da proposta submetida pelos governos de GO e DF”.
Veja a resolução da agência.
Veja a nota da ANTT
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que, apesar de todos os esforços empreendidos pela Agência ao longo de sete meses, com diálogo contínuo, reuniões semanais e orientações técnicas para apoiar a constituição do consórcio interfederativo, ainda não foi entregue a versão final e assinada, com isso, não foi possível a aprovação da proposta submetida pelos governos de GO e DF.
Diante deste cenário, a ANTT avalia que não há fundamentação para novo adiamento da recomposição tarifária do serviço semiurbano até que a formalização do protocolo esteja dentro de todos os critérios de admissibilidade definidos.
A Agência já havia editado deliberações postergando, em caráter excepcional, os efeitos do reajuste. No entanto, tendo em vista se tratar de um direito assegurado às transportadoras pela legislação, não há como postergar novamente, sobretudo para manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e a continua prestação de serviço a sociedade.
Ainda assim, a ANTT reforça que permanece engajada, por meio de seu corpo técnico e diretoria colegiada, na continuidade das tratativas para a criação do consórcio interfederativo e para a futura delegação do sistema.
Com isso, o reajuste tarifário de 2,919%, aprovado pela Deliberação nº 78/2025, entrará em vigor às 00h desta terça-feira (23/09), para os serviço semiurbano prestado entre Distrito Federal e Goiás.
