Mercado reage diante de declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de zerar a tarifa do transporte público
Por Misto Brasil – DF
O Ibovespa recua nesta terça-feira (07), em meio à alta nas taxas dos contratos de DI após declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Ele falou sobre a proposta de tarifa zero no transporte público, enquanto MRV&Co recuava mais de 8% com a repercussão da prévia operacional do terceiro trimestre.
Fernando Haddad afirmou em entrevista à Record na noite da véspera que a proposta de tarifa zero no transporte público deve integrar a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 e que um estudo técnico sobre a viabilidade da medida está em andamento.
Ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, nesta terça-feira, ao ser questionado sobre o assunto, afirmou que o governo quer levantar alternativas para melhorar o transporte urbano.
“Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor, mas estamos neste momento fazendo uma grande radiografia”, disse.
Os comentários reavivaram preocupações da semana passada com potenciais medidas visando a eleição em 2026 que possam ter efeito negativo nas contas públicas do país, conforme informaram a Agência Reuters e o InfoMoney.
