O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que viajará ao Oriente Médio no domingo (12), após Israel e o Hamas assinarem um acordo
Por Misto Brasil – DF
A Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que tropas americanas trabalharão com outros países em Gaza.
O governo dos EUA enviará 200 soldados a Israel para se juntar ao grupo de trabalho encarregado de monitorar o cumprimento do acordo, segundo a Reuters.
A participação dos EUA não inclui operações ou a presença de suas forças armadas em Gaza, segundo duas autoridades americanas.
As forças militares dos EUA se juntarão às do Egito, Catar e Turquia, anunciadas anteriormente. A agência destacou a possibilidade de os Emirados Árabes Unidos também enviarem tropas.
“Para deixar claro: até 200 soldados americanos, já alocados no CENTCOM (Comando Central dos EUA), serão encarregados de monitorar o acordo de paz em Israel e trabalharão com outras forças internacionais em terra”, afirmou ela em uma mensagem no X.
O governo israelense ratificou o plano de Gaza para a libertação de todos os reféns na manhã de sexta-feira. A assinatura do acordo também inclui a retirada parcial do exército israelense de Gaza.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que viajará ao Oriente Médio no domingo (12), após Israel e o Hamas assinarem um acordo para implementar a primeira fase do plano de Trump para Gaza.
Na segunda-feira (13), o presidente dos EUA deve discursar no Parlamento israelense a convite do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
