O presidente dos Estados Unidos também declarou que cogita realizar ataques contra o narcotráfico em território venezuelano
Por Misto Brasil – DF
O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (15/10) que autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a conduzir operações secretas na Venezuela, marcando uma forte escalada nos esforços dos EUA para pressionar o regime do presidente Nicolás Maduro.
O jornal The New York Times foi o primeiro a noticiar sobre essa diretiva confidencial, citando autoridades americanas familiarizadas com a decisão.
Ele também declarou que cogita realizar ataques contra o narcotráfico em território venezuelano, após militares dos EUA afundarem no mar várias embarcações suspeitas de tráfico de drogas.
“Não quero dizer exatamente, mas certamente estamos considerando a possibilidade de atacar por terra agora, porque temos o mar sob controle”, respondeu o presidente durante uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
Trump confirmou que autorizou a CIA a fazer operações secretas na Venezuela porque, segundo ele, os líderes daquele país “esvaziaram suas prisões” para enviar prisioneiros aos Estados Unidos. Ele também citou como justificativa a acusação de que Caracas de trafica drogas para território americano.
Quando questionado por um repórter se autorizava a CIA a “eliminar” o presidente venezuelano Nicolás Maduro, o americano disse que seria “ridículo” responder a essa pergunta.
“Acho que a Venezuela está sentindo a pressão, mas acho que muitos outros países também”, observou.
O republicano justificou os bombardeios de vários barcos no Caribe afirmando que as interdições da Guarda Costeira “nunca funcionaram”.
