Ícone do site Misto Brasil

MP do aumento de energia será votada hoje

Conta de luz energia elétrica DF Misto Brasília

As tarifas de energia elétrica tiveram adiconais por bandeiras tarifárias/Arquivo/Divulgação

Apresentada em julho, a medida teve o prazo prorrogado e precisa ter a votação no Congresso concluída até o dia 7 de novembro

Por Misto Brasil – DF

Deve ser votada nesta quarta-feira (29), às 11 horas, o relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) à MP 1.304/2025. A medida provisória, em análise na comissão mista, busca evitar o aumento da conta de luz decorrente da contratação obrigatória de usinas termelétricas.

O adiamento se deu ontem (28) para que os parlamentares pudessem analisar o relatório apresentado nesta terça-feira (28), que recomenda a aprovação na forma de projeto de lei de conversão, com muitas mudanças em relação ao texto original.

A reunião foi suspensa e será reaberta hoje para a votação.

Apresentada em julho, a medida já teve o prazo prorrogado e precisa ter a votação no Congresso concluída até o dia 7 de novembro para não perder a validade. Após ser votado na comissão mista, o texto ainda precisa passar pelos Plenários da Câmara e do Senado.

A obrigação  da contratação de termelétricas vigora desde 17 de junho, quando o Congresso Nacional derrubou vetos presidenciais à Lei das Offshores, de 2025, para devolver ao texto a prorrogação de subsídios do Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

No total, o relator acolheu 130 das 435 emendas apresentadas ao texto. De acordo com ele, as mudanças propostas vêm da necessidade de avançar para modernizar o marco regulatório do setor elétrico e promover maior segurança energética e menor preço das tarifas.

Sair da versão mobile