Ícone do site Misto Brasil

Contratações natalinas temporárias devem crescer 6,1%

Natal árvore de Natal Liberty Mall DF Misto Brasil

Árvore de Natal montada no shopping que tem programação neste sábado/Arquivo/Divulgação

Quase metade (50,3%) dos comércios regiões administrativas planejam realizar contratações temporárias, que podem chegar a 3,8 mil trabalhadores

Por Misto Brasil – DF

O comércio do Distrito Federal poderá contratar 3,8 mil trabalhadores temporários em função das vendas de Natal, de acordo com a previsão do Instituto Fecomércio.

O número leva em consideração o que disseram os comerciais, já que 47,01% das empresas pretendem reforçar suas equipes para o período natalino.

A análise da série histórica aponta um crescimento de 6,1% nas intenções de admissão em relação a 2024, sinalizando um cenário de recuperação e maior otimismo.

As contratações devem acontecer principalmente nas duas quinzenas de novembro. Além disso, 54,2% indicam que há possibilidade de efetivar o colaborador temporário após o período de vendas de Natal.

De acordo com o levantamenbto divulgado nesta quarta-feira (05), quase metade (50,3%) dos comércios regiões administrativas planejam realizar contratações temporárias.

No Plano Piloto, o índice é de 40,5%. A maior parte das oportunidades está concentrada em lojas de shoppings, onde 58,3% dos estabelecimentos podem oferecer vagas, embora o comércio local também represente uma parcela relevante, 39,2%.

As maiores intenções de admissão aparecem em utilidades e artigos para presentes (71,4%), chocolaterias (66,7%), e vestuário e moda (60,7%).

O segmento de alimentos e bebidas, por sua vez, lidera a média de vagas por estabelecimento, com 2,8 contratações temporárias por empresa, seguido pelos segmentos de brinquedos e de utilidades e artigos para presentes, ambos com média de 2,4 admissões.

Segundo os lojistas entrevistados, o comportamento proativo é o principal pré-requisito para seleção, citado por 27,2%. Em seguida, aparecem local de moradia (14,2%), flexibilidade de horário (13,9%) e disponibilidade em tempo integral (12%).

Pontualidade, responsabilidade, respeito e assiduidade são posturas fundamentais para a permanência no trabalho.

Sair da versão mobile