Na conversa com jornalistas, o presidente também celebrou o resultado da COP30, concluída neste sábado, em Belém
Por Misto Brasil – DF
O presidente Lula da Silva fez neste domingo (23), em Joanesburgo, um balanço de sua passagem pela Cúpula do G20, na África do Sul.
Ele não fez comentários sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Disse apenas que não iria comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal.
“A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento, ou seja, então a Justiça decidiu, está decidido”.
Segundo ele, Bolsonaro vai cumprir com a “pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez. Então, eu não tenho mais comentário a fazer”.
Há pouco, ele chegou em Moçambique. O presidente brasileiro retorna na segunda-feira.
Na conversa com jornalistas, Lula da Silva também celebrou o resultado da COP30, concluída neste sábado (22), em Belém (PA), com um texto final homologado em consenso pelas 195 partes e o anúncio de novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) por 122 nações.
“Se alguém imaginou que poderia enfraquecer o multilateralismo, esses eventos, tanto da COP quanto do G20 aqui na África do Sul, demonstram que o multilateralismo está mais do que vivo”.
Também lançou olhar sobre a geopolítica no Caribe e anunciou que o acordo entre Mercosul e União Europeia será assinado em dezembro.
Ao longo dos dois dias de evento, o líder brasileiro teve espaço de fala em três sessões formais do G20, realizou encontros bilaterais com mandatários de Alemanha, África do Sul, Turquia, Coreia do Sul, Canadá, Etiópia e com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, além de participar do encontro de Cúpula do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul, o IBAS. Da África do Sul, Lula segue para visita a Moçambique.
“Estou muito satisfeito com o sucesso da COP em Belém. Aqueles que imaginavam que Belém não estava preparada, que não ia dar certo, a COP foi um sucesso extraordinário e tenho certeza de que as pessoas que foram, que tiveram a oportunidade de conhecer a cidade, de conhecer a culinária de Belém, devem ter voltado maravilhados. Quem não fez isso, se arrependeu”.
