Grande parte dos trabalhadores costuma destinar essa renda extra ao consumo de fim de ano, mas é possível começar a construir patrimônio
Por Misto Brasil – DF
Com o pagamento da segunda parcela do décimo-terceiro salário programado sexta-feira (19), muitos trabalhadores veem no recurso extra uma chance de fortalecer o planejamento financeiro para 2026.
Grande parte dos trabalhadores costuma destinar essa renda extra ao consumo de fim de ano. A especialista em investimentos Maressa Campos destaca que é possível transformar essa renda em um ponto de partida para construir patrimônio com inteligência.
“Usar uma parte do décimo terceiro para investir pode ajudar não apenas a criar uma reserva de emergência, mas também a iniciar um portfólio que gere retornos ao longo do tempo”.
Campos recomenda começar por aplicações de menor risco, como Tesouro Direto ou CDBs com liquidez diária, para quem está começando, e diversificar conforme os objetivos financeiros pessoais.
“Mesmo quantias modestas podem fazer diferença se aplicadas com disciplina e foco nos seus objetivos”.
Perlo menos 39% da população adulta afirma ter algum tipo de investimento em produtos financeiros, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha, o que representa cerca de 59 milhões de investidores.
O mercado de investimentos brasileiros segue em expansão: mais de 100 milhões de pessoas já investem em renda fixa, de acordo com dados divulgados pela B3 no segundo trimestre de 2025, um salto significativo em relação aos anos anteriores.
