Fontes familiares confirmaram sua morte à agência de notícias AFP e disseram que o funeral seria realizado no domingo
Por Misto Brasil – DF
Israel afirmou neste sábado (13) que matou Raad Saad, chefe da produção de armas da ala militar do Hamas, em um ataque aéreo a um carro na Faixa de Gaza.
Fontes familiares confirmaram sua morte à agência de notícias AFP e disseram que o funeral seria realizado no domingo.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa Israel Katz disseram em uma declaração conjunta que o ataque ocorreu em retaliação “à detonação de um artefato explosivo do Hamas” que feriu soldados das Forças de Defesa de Israel na Área Amarela da Faixa de Gaza.
Esta é a mais importante execução de uma figura sênior do Hamas desde que um acordo de cessar-fogo em Gaza entrou em vigor em 10 de outubro.
Sob a trégua, que permanece frágil, as tropas israelenses se retiraram para posições atrás da chamada Linha Amarela, embora ainda controlem mais da metade do território palestino.
Netanyahu e Katz descreveram Saad como “um dos arquitetos” do ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel, que desencadeou a guerra em Gaza.
O exército israelense afirmou que Saad era o chefe da sede de produção de armas da ala militar do Hamas e liderava o “fortalecimento das forças” do grupo.
