Ícone do site Misto Brasil

Queda no preço e no consumo do arroz e do feijão

Comida prato vegano Misto Brasil

O peso da alimentação foi menor na prévia da inflação/Arquivo/Divulgação

As vendas em unidades recuaram -1,7% para o arroz e -3,9% para o feijão. Os dados reforçam uma mudança estrutural no comportamento do consumidor

Por Misto Brasil – DF

O preço médio do arroz registrou uma queda de -34,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. O feijão ficou -13,1% mais barato, conforme um levantamento da Scanntech divulgado nesta sexta-feira (19).

Além do preço, o consumo desses dois importante produtos da mesa do brasileiro também caíram. As vendas em unidades recuaram -1,7% para o arroz e -3,9% para o feijão.

A tendência também aparece na análise de novembro versus outubro, quando o arroz teve redução de -2,2% de preço, com recuo de -2,7% nas vendas em unidades, comparado ao mês anterior.

No mesmo período, o feijão registrou leve alta de preço (+0,9%) e uma queda ainda mais intensa nas unidades vendidas (-4%).

Os dados reforçam uma mudança estrutural no comportamento do consumidor.

A redução do tamanho das famílias, a urbanização, rotinas cada vez mais aceleradas e a busca por praticidade, além das tendências de saudabilidade, são fatores que podem ajudar a explicar essa transformação.

Sair da versão mobile