O presidente Lula da Silva deve vetar o projeto da redução das penas 8 de janeiro, durante uma solenidade para marcar a tentativa de golpe
Por Misto Brasil – DF
O presidente Lula da Silva deve vetar no próximo 8 de janeiro o projeto de redução de penas aprovado no Congresso. Lula da Silva tem até 12 de janeiro para oficializar a decisão.
A informação é da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo indica que Palácio do Planalto se prepara para promover, pelo terceiro ano consecutivo, um ato público para marcar a invasão dos Três Poderes.
Na semana passada, o presidente já antecipou que vai vetar a proposta e que isso não era segredo para ninguém. O texto beneficia, entre outros, o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, que está preso desde novembro.
O presidente sancionou reajuste de 8% no salário de servidores do Judiciário. O aumento começa a contar a partir de primeiro de julho de 2026
Ele vetou o trecho que previa novos reajustes 8% por cento em 2027 e 2028.
Lula da Silva destacou que o aumento da despesa com pessoal para períodos posteriores ao final do mandato contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Na justificativa do projeto, o Supremo Tribunal Federal argumenta ser preciso corrigir perdas inflacionárias acumuladas desde 2019. O reajuste não alcança ministros do Supremo ou outros magistrados de carreira.
