Ícone do site Misto Brasil

Saúde deverá informar situação do Hospital Infantil

HMIB DF hospital Misto Brasília

Foram verificados problemas estruturais na unidade de saúde/Arquivo/Divulgação

A determinação do TCDF ocorre após um alagamento ocorrido em outubro, que expôs profissionais de saúde e pacientes em situação de riscos

Por Misto Brasil – DF

O Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou que a Secretaria de Saúde dapresente esclarecimentos e medidas concretas para corrigir falhas estruturais no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

A determinação ocorre após um alagamento ocorrido em 19 de outubro, que expôs profissionais de saúde e pacientes em situação de vulnerabilidade a riscos.

Devem ser informados o estágio atual do projeto de reforma integral do sistema de escoamento pluvial do HMIB, detalhe as medidas previstas para prevenir novos alagamentos, garantir a segurança de pacientes e servidores e comprove as providências adotadas por meio de documentação técnica.

Na ocasião, uma forte chuva provocou a entrada de água em áreas internas da unidade e goteiras no teto.

O TCDF considerou o risco à integridade física de pacientes e servidores, bem como o potencial comprometimento da continuidade e da qualidade do atendimento hospitalar, especialmente com a intensificação do período chuvoso no fim do ano.

O alagamento decorreu de falhas construtivas antigas, entre elas o subdimensionamento do sistema de drenagem pluvial da unidade.

Os problemas estruturais no hospital não são recentes. Em fevereiro, o HMIB chegou a ser interditado, após a Defesa Civil apontar risco de colapso da estrutura em razão de rachaduras. À época, a Secretaria de Saúde precisou elaborar um plano de contingência para o remanejamento dos pacientes.

Sair da versão mobile