Ícone do site Misto Brasil

Greve da Petrobras termina com acordo com petroleiros

Petrobras petroleiros greve Misto Brasil

Petroleiros se mobilizaram há oito dias numa greve que atingiu vários setores da Petrobras/Divulgação/FUP

Compartilhe:

Entre os pontos acordados estão a garantia de que não haverá punições aos grevistas, o abono de 50% dos dias parados e o desconto dos demais sem reflexos

Por Misto Brasil – DF

A greve dos petroleiros deve acabar ainda hoje, porque a Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que seu Conselho Deliberativo (CD) aprovou o indicativo de aceitação da contraproposta apresentada pela Petrobras.

Entre os pontos acordados estão a garantia de que não haverá punições aos grevistas, o abono de 50% dos dias parados e o desconto dos demais sem reflexos ou a opção por banco de horas.

Leia: greve na Petrobras provacou prejuízos de R$ 600 milhões

A Transpetro também se comprometeu a criar um grupo de trabalho para tratar de distorções entre trabalhadores das unidades de Coari e Urucu, no Amazonas.

A desmobilização dos trabalhadores começou ontem (22) à noite com a realização de assembleias extraordinárias setoriais.

Houve avanços nos três principais eixos da campanha reivindicatória: a formalização de uma carta-compromisso para a solução dos Planos de Equacionamento de Déficits (PEDs), com apresentação do modelo aprovado na Comissão Quadripartite na mediação com o Tribunal de Contas da União (TCU).

A ampliação de direitos e benefícios, com impacto para trabalhadores da ativa, aposentados, pensionistas e prestadores de serviço e o compromisso de instalação de um fórum para discutir a Pauta pelo Brasil Soberano.

A mobilização também assegurou – segundo a FUP -, a correção de distorções regionais, como no Amazonas, e a instalação de um fórum permanente para discutir a Pauta pelo Brasil Soberano, com temas como transição energética justa, fortalecimento do Sistema Petrobras, futuro das subsidiárias e reconstrução de setores estratégicos.

Sair da versão mobile