Ícone do site Misto Brasil

Decreto define Cota de Tela nos cinemas brasileiros

Sala de exibição Cine Brasília filme JK Misto Brasil

Sala de exibição do Cine Brasília, opnde também acontece o Festival de Cinema de Brasília/Arquivo

Compartilhe:

O objetivo é promover a produção brasileira independente, garantindo a programação de uma quantidade mínima de sessões para exibição de filmes

Por Misto Brasil – DF

Ministério da Cultura (Minc) e a Ancine comunicam a publicação do Decreto nº 12.323/2025, que estabelece a Cota de Tela nos cinemas para o ano de 2026, em cumprimento ao estabelecido na Lei nº 14.814/2024.

A norma mantém os parâmetros vigentes, garante estabilidade regulatória ao setor e consolida os avanços recentes, como o aumento da presença e do público de obras brasileiras nas salas de exibição.

O objetivo da Cota de Tela nos cinemas é promover a produção independente, garantindo, dentre as opções de oferta pelos exibidores, a programação de uma quantidade mínima de sessões para a exibição de filmes brasileiros.

A definição da Cota de Tela para 2026 foi precedida pela realização de oitivas com o setor e embasada em estudos técnicos conduzidos pela Ancine, em especial a Avaliação de Resultado Regulatório (ARR), que orienta o acompanhamento contínuo da política.

Na sequência da publicação do Decreto, e a partir de uma Análise de Impacto Regulatório (AIR), a Ancine avaliará a adequação e atualização da Instrução Normativa nº 170/2024, com vistas à adoção de medidas que incentivem a permanência de obras em cartaz.

Sair da versão mobile