Ícone do site Misto Brasil

Luto oficial de cinco dias após tragédia do Ano Novo

Suíça incêndio resgate bar Le Constellation Misto Brasil

Bombeiros duirante o resgate feito no bar Le Constellation/Reprodução/X

O incêndio no bar Le Constellation matou cerca de 40 pessoas e deixou ao menos 115 feridos, a maioria em estado grave

Por Misto Brasil – DF

Suíça decretou nesta sexta-feira (02) cinco dias de luto oficial em todo o país após a tragédia provocada por um incêndio em um bar na estação de esqui Crans-Montana durante as celebrações do Ano Novo.

O incêndio matou cerca de 40 pessoas e deixou ao menos 115 feridos, a maioria em estado grave.

O presidente suíço, Guy Parmelin, descreveu o incidente como um dos mais traumáticos da história do país. “Foi um drama de proporções desconhecidas”, afirmou, ao prestar homenagem às muitas “vidas jovens que foram perdidas e interrompidas”.

Dezenas de pessoas comemoravam a chegada de 2026 no bar Le Constellation quando o fogo começou por volta de 1h30 (horário local). A polícia descreveu o ocorrido como um “incidente grave”.

A investigação sobre a causa do fogo está em andamento, mas a polícia trata o caso como um acidente e descarta um ato criminoso.

O governo do cantão de Valais disse que ocorreu um flashover no bar, “resultando em uma ou mais explosões”.

Umflashoverocorre quando quase todas as superfícies de um ambiente atingem simultaneamente a temperatura de ignição, fazendo com que o fogo se propague de forma súbita e generalizada.

As autoridades esclareceram que as explosões inicialmente relatadas pelos moradores da região não causaram o incêndio, mas foram uma consequência dele.

Segundo a polícia, a primeira chamada de emergência ocorreu imediatamente após o início do incêndio. Foram mobilizados 43 ambulâncias, 13 helicópteros e 150 paramédicos. Equipes de países vizinhos também participaram do resgate. A área foi completamente isolada.

O bar, de acordo com informações do próprio estabelecimento, tem capacidade para cerca de 300 pessoas. No entanto, não se sabe quantas pessoas se encontravam no interior no momento do incêndio.

Na noite desta quinta-feira, centenas de pessoas se reuniram em silêncio próximo ao local da tragédia para prestar suas homenagens às vítimas, depositando flores e acendendo velas, informou a Agência DW.

Sair da versão mobile