Projeto chmado de Passearte está em fase de elaboração e deve entrar no próximo mês como um “ponto de encontro” para a cultura
Por Misto Brasília – DF
Os artistas de todas as áreas do Distrito Federal poderão se cadastrar na plataforma digital a partir do projeto “Passearte – arter, cultura e entretenimento”.
A plataforma está em processo de finalização e a partir do mês que vem poderá ser acessada através deste link. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
O projeto foi planejado a partir da pandemia da Covid-19, em 2020, para a divbulgação e difusão da produção e também para um “ponto de encontro” para artistas , produtores culturais, pesquisadores e professores.
Tem abas para cadastro de elenco, onde os profissionais poderão mostrar seus currículos publicamente, como já acontece em outras plataformas no Rio e São Paulo, por exemplo..
Grupos e coletivos poderão compartilhar as memórias de seus trabalhos. Uma espécie de acervo das artes de Brasília que poderá ser construído aos poucos, contando a trajetória do teatro, da cultura popular e do cinema do DF para novos públicos.
Na aba de filmes, produções audiovisuais serão disponibilizadas como um catálogo de streaming.
“Os artistas, técnicos, técnicas, diretores e outros profissionais podem criar seus próprios sites para documentar e compartilhar seus legados de carreira”, comentou o criador da proposta, multiartista Marcelo Pelúcio.
“Queremos também investigar impactos econômicos das artes vivas, fomentar oportunidades e incentivar o intercâmbio entre artistas e grupos. Vislumbramos a conexão, o pertencimento e a transformação”.
