Ícone do site Misto Brasil

Concursos públicos devem abrir 130 mil oportunidades

Concurso público Ifap Misto Brasil

O concurso público garante a estabilidade no emprego até a aposentadoria/Arquivo/Ifap

Entre as oportunidades mais aguardadas no âmbito federal, destacam-se o INSS, Polícia Rodoviária, CGU e outros certames

Por Misto Brasil – DF

Estão previstas 130 mil vagas em concursos públicos que serão realizados neste ano pelos governos federal, estaduais e municipais. Haverá oportunidades para disputar nas carreiras administrativa, bancária, fiscal, policial, de controle, legislativa, jurídica, de educação e saúde.

O cenário para este ano é impulsionado pela necessidade de reposição de quadros e expansão de políticas públicas, com remunerações que se destacam no mercado de trabalho.

De acordo com o levantamento da plataforma de concursos Gran, os salários iniciais podem ultrapassar R$ 36 mil em carreiras de controle e segurança, como na Controladoria−Geral da União (CGU), e atingir até R$44 mil no Poder Legislativo.

Entre as oportunidades mais aguardadas no âmbito federal, destacam-se o INSS, com uma solicitação de cerca de 7 mil vagas, embora a expectativa realista de especialistas gire em torno de 1 mil a 1.500 autorizações imediatas.

Outro destaque é a Controladoria-Geral da União (CGU), com 500 vagas solicitadas para níveis médio e superior.

Na área bancária, segundo ainda este levantamenbto, o concurso do Banco do Brasil é uma das grandes apostas para 2026, com previsão de edital após adiamentos.

Para a Caixa Econômica e Banco do Nordeste, o cenário permanece aquecido, consolidando o setor bancário como um dos que mais empregam no país.

O ano promete movimentações na Polícia Rodoviária Federal (PRF), com atenção para agente administrativo, além da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que deve publicar editais para delegado e agente de custódia.

Segundo Anna Rodrigues, head de conteúdo do Gran, as altas remunerações nas carreiras de elite, como jurídica, fiscal e de controle, justificam-se pela natureza da função.

“São cargos essenciais para o funcionamento do Estado, que exigem alta qualificação técnica e envolvem grande responsabilidade na tomada de decisões, como no caso de Auditores Fiscais que impactam diretamente a arrecadação pública”.

Oportunidades para nível médio

Sair da versão mobile